Segundo os especialistas, o seu filho precisa aprender a dormir sozinho! Isso é importante para o desenvolvimento e o amadurecimento da criança e, de quebra, garante noites tranquilas para toda a família.
Antes de colocá-lo na cama ou no berço, brinque com seu filho, dê atenção por algum tempo. Ele vai se sentir seguro e tranquilo.
Coloque no quarto um abajur com uma lâmpada azul de oito velas. Essa cor faz com que o cérebro entre em uma onda parecida com a do sono. Além disso, ela deixa um pouco de claridade para a criança ver onde está caso acorde no meio da noite.
Ofereça um amiguinho de dormir, paninho ou travesseiro de estimação para o pequeno. É o famoso objeto transicional. Isso vai fazê-lo se acalmar. Não se preocupe com a dependência dele perante o objeto. Ele deixará de usá-lo naturalmente quando crescer.
Caso você opte por dar um banho no pequeno à noite, experimente colocar algumas gotas de óleo de camomila na água da banheira e fazer uma massagem rápida e leve com um creme hidratante. Isso irá ajudá-lo a relaxar.
Caso ele adormeça tomando a última mamadeira do dia, tudo bem. Coloque-o no berço normalmente.
Minha pequena esta fazendo 4 anos e ela não dorme sem antes ler uma historia, e depois com a luz desligada ela pede mais uma historia "sem livro" .. que são aquelas historias que vou criando com minha imaginação e ela vai sugerindo os personagens e trocando o rumo da historia o tempo todo... e que as vezes gera algumas "brigas" pois pergunto para ela, .. me diz uma coisa, no final das contas quem é que esta contando a historia aqui?
Depois de terminar a contagem das historias, é a hora de botar uma musica calma como Enya ou alguma similar, um "besito de buenas noches" e ela se vira com seu "nanasinho" ...é uma rotina bem gostosa para nos duas, é quando muitas vezes ela fica relaxada e conta algumas das coisas que aconteceu na escola, em fim.. momentos de carinho no final do dia!
#horadedormir #ritualdetodasasnoites #amomuitolerhistorias #blogmaedavicky
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Agradeço o seu comentário, ele é sempre bem vindo!